Texto originalmente publicado pelo Caderno País Positivo
O Grupo TERRIS atua no âmbito da “Intervenção e Gestão Sustentável do Território” no desenvolvimento das soluções mais adequadas em prol da #sustentabilidade” e da valorização do #patrimónionatural. Lília Costa, Administradora da Ecorede e Rede Ambiente, destaca um projeto pioneiro que está relacionado com a reabilitação da linha de água do rio Leça, programa que será replicado em outros cursos de água.
Assim, a título de exemplo, a Rede Ambiente tornou-se a primeira empresa privada em Portugal a efetivar recolha de #ResíduosUrbanos através de um Sistema Bilateral. Este sistema permite a recolha de equipamentos de superfície de maior dimensão, substituindo os equipamentos tipicamente utilizados de 800/1100L por equipamento de dimensão bastante Superior (até 3100L), aumentado desta forma, a capacidade de contentorização o que permite uma redução da frequência de recolha destes equipamentos e do impacto ambiental afeto à mesma.
Também, outro exemplo, é a ECOREDE Engenharia e Serviços que está a executar projetos de requalificação de margens ribeirinhas, entre os quais o projeto do rio Leça. Este projeto é único no país, uma vez que é o único exemplo em que 4 municípios se juntam para requalificar as margens do rio que os atravessa – o Rio Leça. A #Finis, que de forma indireta também participa neste projeto ao efetuar a triagem dos resíduos recolhidos e efetua o seu encaminhamento para destino final adequado.
Cada vez mais, cada um de nós individualmente e a sociedade em geral, tem vindo a dar maior atenção e importância às questões relacionadas com o #ambiente. Naturalmente a #seca, também nos faz valorizar ainda mais a questão da manutenção das #linhasdeágua existentes no nosso país. Esta preocupação tem sido também observada pelas diversas entidades oficiais e que tem permitido que diversos projetos similares tenham sido desenvolvidos ao longo de todo o país.